Procedimentos

As informações completas sobre disciplinas oferecidas, agendas e prazos do PPGM podem ser obtidas no item de Últimas Notícias.

As informações completas sobre agendas e prazos da UFBA podem ser obtidas no Calendário Acadêmico da UFBA.

O aluno deverá renovar a matrícula no curso a cada período letivo até a homologação de sua defesa. Ausência de matrícula caracteriza abandono de curso e consequente desligamento.

OBS: Para a matrícula WEB o aluno deve utilizar os dados de CPF e e-mail registrados no seu cadastro.

 

Matrícula de Calouros

Uma vez aprovado no processo seletivo, conforme datas previstas no Calendário Acadêmico da UFBA, o aluno deve entregar a Ficha de Matrícula para Aluno Regular no período indicado. No caso de mestrandos, esta ficha deve constar, no mínimo, as duas disciplinas obrigatórias do PPGM (ENG-633 e ENG-634). No caso de doutorandos, além de possíveis disciplinas a cursar, o aluno deve obrigatoriamente se matricular na disciplina de Pesquisa Orientada (ENG790). A entrega de documentos deve se dar na recepção no CEAPG no Instituto de Computação.

Esclarecemos que não será aceita documentação incompleta ou fora de prazo. A não entrega da documentação no prazo indicado é entendida como uma desistência do aluno. 

Em havendo desistência de alunos aprovados e tempo hábil, poderá existir uma nova lista de chamada de alunos aprovados no processo seletivo para alunos regulares.

 

Matrícula de Veteranos

A partir do seu segundo período letivo, o aluno já não mais é considerado calouro. A matrícula deverá ocorrer exclusivamente via WEB, conforme Calendário Acadêmico da UFBA.

Dentre as demais atividades obrigatórias, o aluno de mestrado deve ter aprovação na atividade de Projeto de Dissertação (ENG792) e, a partir desta aprovação, ter também aprovação na atividade de Pesquisa Orientada (ENG790) em todos os períodos letivos seguintes até a homologação de sua defesa. Assim, lembramos que no último período letivo do primeiro ano de mestrado, o aluno deve obrigatoriamente se matricular na disciplina ENG792 (Projeto de Dissertação). Para o caso de não obter aprovação (seja por perda, trancamento ou outra), o aluno deve obrigatoriamente se matricular nesta mesma disciplina no primeiro período letivo seguinte e, neste caso, não deve se matricular na disciplina ENG790.

OBS: Atualmente ENG792 não consta como pré-requisito de ENG790, o que sugere que o aluno poderia se matricular em ENG790 sem ter tido aprovação em ENG792. Esclarecemos mais uma vez que é um procedimento equivocado e que muito provavelmente culminará em reprovação na disciplina de ENG790.

Dentre as atividades obrigatórias o aluno de doutorado, além de obter aprovação no exame de qualificação, deverá cursar pelo menos 03 (três) créditos da atividade ENGL35 (Produção Científica I), pelo menos 03 (três) créditos da atividade ENGL36 (Produção Científica II), pelo menos 03 (três) créditos da atividade ENGL37 (Produção Científica III), pelo menos 02 (dois) períodos letivos de prática de tirocínio docente (ENG791) e ter aprovação na atividade de Pesquisa Orientada (ENG790) em todos os períodos letivos até a homologação de sua defesa.

 

Prazo para defesa e impedimento de matrícula

Está impedido de renovar matrícula o aluno que já tenha 2 reprovações em disciplinas/atividades do programa.

Está impedido de renovar matrícula o aluno que não consiga terminar suas atividades dentro do prazo legal da UFBA. Casos excepcionais poderão ser considerados pelo Colegiado do PPGM, no entanto, é importante esclarecer que este órgão não tem autonomia para conceder dilatação de prazo e o aluno que defender seu trabalho fora de prazo, mesmo que aprovado, poderá ter seu pedido de emissão de diploma negado. Observar prazos definidos nas Instruções para a Defesa (na seção de Perguntas Frequentes). Aproveitamos para esclarecer que o tempo previsto pelo programa para um mestrado é de no máximo 2 anos letivos e de um doutorado é de no máximo 4 anos letivos. Os prazos legais da UFBA são um pouco maiores que os aqui indicados mas já representam a tolerância máxima legal do PPGM.

Para os casos acima indicados, o pedido de matrícula via WEB pode ocorrer por falha no sistema da UFBA mas o pedido de matrícula WEB deverá ser indeferido e a respectiva matrícula cancelada.

Para a qualificação do Mestrado e Projeto de Tese I do doutorado, os formulários abaixo devem ser entregues à banca.

Para Projeto de Tese II, um novo formulário está sendo elaborado.

As regras para a qualificação do Mestrado e Doutorado (Projeto de Tese I e II) estão regimentadas na Resolução 01/2014.

 

Instruções para a Defesa

Para a realização da defesa do seu trabalho de Mestrado ou Doutorado, o aluno/orientador deve solicitar aprovação (homologação) da banca de avaliação em reunião do Colegiado do PPGM. Esta solicitação deverá ser encaminhada via e-mail para a coordenação do PPGM, contendo o nome completo do aluno, título, resumo do trabalho e os seguintes dados da banca: nome completo, instituição, ano de titulação e instituição de vínculo de cada membro da banca bem como os links dos respectivos currículos Lattes destes avaliadores. Após homologação deve ser solicitado ao CEAPG (ceapg-ic@ufba.br) a documentação de defesa com 30 dias de antecedência da defesa - ver abaixo nesta página as informações necessárias.
A composição da banca de Mestrado deve ser preferencialmente composta por pelo menos três doutores e pelo menos um dos membros deve ser de outra instituição, além de não pertencer ao corpo docente do curso. Em casos específicos em que um membro da banca, com reconhecida experiência na área, tenha apenas o título de mestre, ele comporá a banca como um quarto membro, de tal modo que esta seja sempre composta por no mínimo três doutores. O aluno deve também enviar para a coordenação do curso um ofício, com endosso do orientador, justificando tecnicamente a escolha deste membro da banca, com base em seu currículo. Caso este não tenha currículo Lattes, um currículo detalhado deve ser anexado ao ofício. Estes documentos podem ser assinados, digitalizados e enviados por e-mail à coordenação, que encaminhará o material para a avaliação do Colegiado. Independentemente da titularidade, todos os membros da banca devem ter currículo Lattes. Em não tendo, o que não é comum no meio acadêmico, é importante que o aluno se preocupe em enviar currículo para análise prévia do Colegiado.
No caso de Doutorado, a banca será composta, no mínimo, por cinco examinadores, podendo incluir o Orientador, com pelo menos 1/3 (um terço) não pertencentes ao corpo docente do curso, sendo de outra instituição. Se orientador e co-orientador participarem da banca só contará um voto no parecer final e, nesse caso, terá que ter pelo menos seis membros na banca. Todos os membros da banca devem ter currículo Lattes. Em não tendo, o que não é comum no meio acadêmico, é importante que o aluno se preocupe em enviar currículo para análise prévia do Colegiado.
É também desejável que sejam encaminhados os dados de um possível membro suplente para a banca, sempre com título de doutor. O objetivo é que, numa possível ausência, este possa assegurar a realização da banca na data/hora prevista. Em não havendo tal indicação, o aluno/orientador estarão assumindo a possiblidade de inviabilização da banca num eventual imprevisto.

 

Solicitação de Documentação de Defesa

Uma vez aprovada a banca, o aluno deve enviar por e-mail ao CEAPG (ceapg-ic@ufba.br) com 30 dias de antecedência da sua defesa, com cópia para seu orientador, os seguintes dados para geração da documentação de defesa:

  • nome completo do aluno, número de matrícula, linha de pesquisa (se Integração da Manufatura ou Sistemas Computacionais)
  • nome completo, instituição e ano de titulação, instituição de vínculo, CPF e índice H de cada membro externo da banca
  • a data/hora da defesa
  • o local da defesa (a reserva de sala deve ser gerida pelo aluno)
  • o título do trabalho
  • o resumo do trabalho - em espacejamento simples
  • palavras chave (máximo 60 caracteres) em Português
  • palavras chave (máximo 60 caracteres) em Inglês

A reserva da sala é de responsabilidade do aluno/orientador. No caso de defesas realizadas no Instituto de Computação, a reserva deve ser tratada diretamente com a CEAPG.

Com base na informação enviada,o CEAPG emitirá os seguintes documentos:

  • ata de aprovado (duas vias)
  • ata de reprovado (duas vias)
  • ata de aprovado com correções (duas vias)
  • declaração para membro da banca (1 via para cada membro da banca)
  • ficha de avaliação (1 via)
  • lista de presença (1 via)
  • portaria (1 via para cada membro, mais uma via para o programa)

A documentação eletrônica (com as declarações e portarias assinadas) será enviada por e-mail pelo CEAPG ao orientador/aluno antes da data de defesa.

O orientador/aluno deve se preocupar em assegurar que a Ata de Defesa (as 2 vias) e a Ficha de Avaliação sejam devidamente assinadas pela banca e retornem ao CEAPG. Sem esta documentação original NÃO SERÁ POSSÍVEL A FUTURA EMISSÃO DO DIPLOMA.

DICA AO ALUNO: O Termo de Aprovação é uma folha que contém os dados do trabalho e tem as assinaturas da banca avaliadora - é uma folha que será encadernada junto com o trabalho final. Assim sendo, considerando que a banca é também composta por avaliadores externos, é aconselhável que o aluno prepare algumas vias do Termo de Aprovação e recolha as assinaturas no dia da defesa, após sua aprovação. Modelo para este documento pode ser encontrados nas instruções da Biblioteca Digital da UFBA.

Conforme Regulamento de Ensino de Graduação e Pós Graduação da UFBA, o aluno terá 60 (sessenta) dias para efetivar as alterações pedidas pela banca e encaminhar documento final para homologação, com aval do respectivo orientador.

 

Quando os membros da banca são de outros estados

O PPGM poderá custear (com recurso PROAP) pagamento de passagens e diárias para a vinda de membros externos que participarão da banca. Mas em situações em que não haja recursos é recomendado a participação por vídeo conferênica (contactar o CEAPG para orientação). Para a efetivação do recurso o orientador deve também contactar o CEAPG.

 

Prazo para a defesa

Conforme regulamento do PPGM e normas da CAPES, o prazo para o encerramento do trabalho de um aluno de mestrado é de 4 semestres letivos e de doutorado é de 8 semsetres letivos. O Regulamento de Ensino de Graduação e Pós-Graduação da UFBA admite admite em seu Art 65:

Os prazos máximo e mínimo para integralização curricular dos cursos de pós-graduação, computados em semestres letivos, serão estabelecidos nos respectivos projetos e respeitarão os limites mínimo de 02 (dois) semestres para o Mestrado e de 04 (quatro) semestres para o Doutorado e os limites máximos de 06 (seis) semestres para o mestrado e 10 (dez) semestres para o Doutorado.

 

Instruções para Homologação

Para homologar a defesa em reunião de Colegiado do PPGM o aluno(a) deve entregar:

a - Três vias originais da dissertação ou tese (encadernadas capa preta, completa de acordo o Manual de Estilo Acadêmico da UFBA) utlizando o Template do PPGM
b - Uma carta (ou e-mail) do orientador à coordenação, confirmando que as alterações sugeridas pela banca foram feitas (já que é uma documentação interna , basta imprimir e-mail)
c - Três cópias da dissertação ou tese em CD (com capa). Seguir instruções da Biblioteca Digital da UFBA
d - Três vias originais do Termo de Autorização. Seguir instruções da Biblioteca Digital da UFBA
e - Três vias originais do Cadastro de Informações. Seguir instruções da Biblioteca Digital da UFBA
f - Três vias originais da Declaração de Autoria

Conforme estabelecido em reunião de número 98 do Colegiado de Mecatrônica, ocorrida em 23/02/2012, cada uma das vias da dissertação ou tese encadernada (item "a"), deve conter em suas últimas páginas uma via original do Termo de Autorização (item "d"), do Cadastro de Informações (item "e") e da Declaração de Autoria (item "f"). OBS: Independente de compor a dissertação, os itens "d", "e" e "f " também devem ser entregues isoladamente.

A homologação da defesa se dará em reunião do Colegiado do PPGM. A sequência de ações depende da aprovação e assinatura da Ata desta reunião. Uma vez assinada a ata constando a homologação, a documentação completa referente ao encerramento de atividades deste aluno será encaminhada para a SGC-UFBA para avaliação e expedição de diploma.

 

OBSERVAÇÕES

  • Todas as vias devem ser as originais (não faça cópia dos documentos)
  • A assinatura da ata de uma reunião usualmente se dá na reunião seguinte à sua realização
  • Os itens acima pressupõe que a documentação da defesa (Ata de Aprovação e Ficha de Avaliação) já foi assinada pela banca no ato da defesa e está no CEAPG
  • É comum os alunos fazerem mais cópias encadernadas para encaminhar à banca de avaliação. Esta ação, porém, é de responsabilidade e critério do aluno/orientador
  • O e-mail restrito da Biblioteca da Escola Politécnica para assuntos referentes ao processamento técnico como a solicitação de fichas catalográficas e outros é bieng@ufba.br

 

 

Para obtenção do diploma, dois processos são necessários. No primeiro caso, a coordenação do programa abre processo solicitando à SGC a emissão do Diploma. Para isso precisa:

  • Ofício encaminhando o pedido
  • Via original da Ata de Defesa
  • Via original da Ficha de Avaliação
  • Grade curricular do curso emitida pelo SIAC
  • Histórico do aluno emitido pelo SIAC
  • Cópia da ata da reunião de homologação da defesa devidamente assinada

Usualmente o número do processo aberto é fornecido ao aluno para que ele possa acompanhar o processo através do site do SIAD.

Após encerrado este primeiro processo, significa que o diploma já pode ser emitido pela SGC. Neste caso, cabe ao aluno entrar na SGC com pedido para retirar seu diploma.

Observar que, antes do encerramento do processo aberto pela Coordenação, o aluno até poderia entrar com pedido na SGC, no entanto, o diploma ainda "não existe". Assim sendo, não é uma ação recomendada.

Apoio PROAP para Docentes

Passagens e Diárias

Para solicitação de passagens e diárias, os seguintes documentos devem ser enviados ao CEAPG-IC:

  1. Aceite do artigo e sua tradução, se estiver em língua estrangeira.
  2. Formulário de solicitação de diárias e passagens preenchido. (enviar em formato editável)
  3. Página principal do evento (onde conste local e período do evento)
  4. Programação do evento: completa e individual (onde conste seu artigo e seu nome)
  5. Primeira página do artigo
  6. DOU com Afastamento (Solicitar processo de afastamento ao CEAG), em caso de viagem internacional
  7. Passaporte, em caso de viagem internacional

Reembolso de inscrição

Para inscrição, via reembolso (e apenas por esta via), os seguintes documentos devem ser enviados ao CEAPG-IC:

  1. Comprovante de pagamento da inscrição se for o caso (Extrato do cartão de crédito – todos os pagamentos deverão ser em nome do titular da inscrição);
  2. Recibo do evento com o valor pago;
  3. Aceite do artigo e sua tradução, se estiver em língua estrangeira;
  4. Certificado de participação - Após evento;
  5. Página principal do evento (onde conste local e período do evento);
  6. Programação do evento: completa e individual (onde conste seu artigo e seu nome);
  7. Primeira página do artigo;
  8. RG e CPF (Cópia);
  9. Formulário de reembolso de inscrição preenchido e em formato editável.

Apoio PROAP para Discentes

Apoio financeiro

Para apoio financeiro com passagens, alimentação e hospedagem, os seguintes documentos devem ser enviados ao CEAPG-IC:

  1. Aceite do artigo e sua tradução, se estiver em língua estrangeira.
  2. Formulário de solicitação de auxílio financeiro preenchido. (enviar em formato editável)
  3. RG e CPF (Cópia)
  4. Página principal do evento (onde conste local e período do evento)
  5. Programação do evento: completa e individual (onde conste seu artigo e seu nome)
  6. Primeira página do artigo

Reembolso de inscrição

Para inscrição, via reembolso (e apenas por esta via), os seguintes documentos devem ser enviados ao CEAPG-IC:

  1. Comprovante de pagamento da inscrição se for o caso (Extrato do cartão de crédito – todos os pagamentos deverão ser em nome do titular da inscrição);
  2. Recibo do evento com o valor pago;
  3. Aceite do artigo e sua tradução, se estiver em língua estrangeira;
  4. Certificado de participação - Após evento;
  5. Página principal do evento (onde conste local e período do evento);
  6. Programação do evento: completa e individual (onde conste seu artigo e seu nome);
  7. RG e CPF (Cópia);
  8. Primeira página do artigo;
  9. Formulário de reembolso de inscrição preenchido e em formato editável.

Observações

  1. Por exigência da PROPG, é necessário que docentes e discentes preencham o Relatório de prestação de contas.
  2. Os discentes, que tiveram auxílio de passagem autorizado pela coordenação do PPGM, devem enviar comprovante de compra também, pois para sua segurança, e devido ao aumento das passagens, não temos como garantir que encontrará a passagem no mesmo valor, quando de fato tiverem o crédito em conta corrente. Para nos certificarmos de que não terá prejuízo, orientamos que comprem logo a passagem e envie comprovação, junto com as cotações;
  3.  Informações mais detalhadas são fornecidas pela PROPG/UFBA através dos links: