Processo Seletivo

Nesta página se encontram informações sobre o:

 

PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS REGULARES

Processo Seletivo de Alunos Regulares de Mestrado e de Doutorado - Ingresso no Semestre Letivo 2024.2

Documentos Diversos do Processo Seletivo

ATENÇÃO: A lista de temas e áreas de pesquisa encontra-se em atualização. Contudo, oferece uma visão preliminar e não exaustiva de possíveis temas e áreas de pesquisa de atuação dos professores/as do programa.

ATENÇÃO: O Pagamento do Boleto de inscrição (GRU) só deve ser realizado no Banco do Brasil.

ATENÇÃO: Portaria 03/2020 - insenção de inscrição para pessoas em vulnerabilidade socioeconômica

IMPORTANTE: ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS!

IMPORTANTE: INFORME DA CARE/SUPAC AOS FORMANDOS UFBA!

 

Inscrição e Seleção de Alunos Regulares

O processo de inscrição e seleção de alunos regulares do PPGM se dá em duas fases.

Fase I - Inscrição

 

* A inscrição é feita online via o sistema SIGAA.

ALGUMAS INSTRUÇÕES SOBRE A INSCRIÇÃO NO SIGAA:

  • As notas devem ser informadas em escala de 0 a 100, por exemplo: para a Nota 7,8 informar 78.
  • O coeficiente de rendimento deve ser uma média para cada tipo de curso, caso o candidato informe mais de um curso já realizado. Por exemplo, se cursou mais de uma pós-graduação lato sensu pode colocar a média entre as notas desses cursos no campo CR, mas não pode misturar dados de um tipo de curso com outro, por exemplo pós-graduação lato sensu (especialização) com strictu senso (mestrado ou doutorado) ou graduação;
  • A comissão de seleção poderá requerer ao candidato outras comprovações que achar necessárias;
  • Qualquer dúvida ou problema no preenchimento do formulário entrar em contato com a secretaria do programa (CEAPG-IC, e-mail: ceapg-ic@ufba.br).

* Nesta fase é feita a homologação da documentação dos candidatos pela comissão de seleção.

Fase II - Seleção e Divulgação dos Resultados

 

* Nesta fase uma comissão iniciará o processo de seleção. Os critérios adotados no processo seletivo podem ser encontrados na Resolução 02/2022 - PPGM/UFBA.

* Nesta fase será feita a divulgação da lista de candidatos selecionados, após aprovação pelo Colegiado do Programa.

* O PPGM comunicará o resultado em sua página e poderá enviar comunicado por e-mail aos candidatos selecionados, solicitando confirmação de interesse no curso.

* O candidato selecionado deverá entregar por e-mail à secretaria do Programa (ceapg-ic@ufba.br), no período previsto, toda a Documentação para Matrícula prevista no Edital.

OBSERVAÇÃOOs candidatos classificados mas ainda não selecionados ficam em uma lista de espera. Caso haja desistência dentre os candidatos previamente selecionados, estes candidatos classificados podem ser convocados, seguindo a ordem de classificação. Assim, se for o caso, tão logo encerre o período de matrícula dos candidatos selecionados, os candidatos classificados poderão ser contatados pela secretaria do programa para efetivação da matrícula.

 

 

PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS ESPECIAIS

Processo Seletivo de Alunos Especiais para o Semestre Letivo 2024.1

Resultado

Inscrições

O Processo de Seleção

O processo de seleção é coordenado por uma Comissão, composta por Professores do Programa, indicada pelo Colegiado do Curso. A seleção é feita por disciplina. A comissão encaminha a documentação dos candidatos aos professores responsáveis pelas disciplinas ou lhes faz consulta direta. O professor de cada disciplina é o maior responsável pela seleção dos candidatos à sua respectiva disciplina. Opcionalmente, a comissão pode realizar uma avaliação prévia dos candidatos e fazer sugestões aos professores.

OBS - Desde 2017 não é mais possível alunos que não concluiram graduação se inscreverem como alunos especiais na UFBA.

Em um mesmo semestre letivo, cada aluno pode participar de, no máximoduas disciplinas. Um candidato pode cursar no máximo quatro disciplinas como aluno especial da UFBA, independentemente de semestre e ano.

As inscrições para alunos especiais são feitas por semestre letivo. 

Documentação Exigida

O candidato deverá entregar, para secretaria do Programa, via e-mail (ceapg-ic@ufba.br), dentro do período de inscrição, a seguinte documentação:

I - Cópias do RG (Registro Geral) e do CPF (Cadastro de Pessoa Física). No caso de estrangeiros, cópia do passaporte e/ou outros documentos exigidos pela UFBA

II - Cópia do diploma da graduação (ou certificado de conclusão)

III - Cópia do histórico escolar da graduação

IV - Boleto para pagamento da taxa de inscrição para seleção (GRU)

IMPORTANTE 1: dentre as opções de boleto, deve ser selecionado o tipo "INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO (ALUNO ESPECIAL DE PÓS-GRADUAÇÃO)"

IMPORTANTE 2: Portaria 03/2020 - sobre insenção de inscrição para pessoas em vulnerabilidade socioeconômica"

IMPORTANTE 3: Portaria 130/2019 - sobre insenção de inscrição para docente e técnicos-administrativos da UFBA"

V - Formulário de Inscrição para Aluno Especial, assinado pelo candidato

VI - Ficha de Matrícula para aluno Especial, assinado pelo candidato

VII - Curriculum Vitae, elaborado na plataforma Lattes do CNPq

VIII - Foto em tamanho 3 (três) por 4 (quatro) centímetros

IX - Comprovante de quitação eleitoral

X - Comprovante de quitação com o Serviço Militar (apenas estudantes do sexo Masculino)

OBSERVAÇÕES:

Só serão aceitas inscrições com a documentação exigida completa

No caso dos itens II e III acima, somente serão aceitos diplomas e históricos reconhecidos pelas autoridades do Brasil competentes para tal reconhecimento.

 

Processo de Realização da Matrícula

Após ser selecionado pelo professor da disciplina, o estudante deve entregrar o comprovante de pagamento da taxa de matrícula para o CEAPG-IC. O boleto encontra-se disponível nos formulários da SGC.

IMPORTANTE: dentre as opções de boleto, deve ser selecionado o tipo "MATRICULA ALUNO ESPECIAL (MESTRADO)", para matrícula de aluno especial de mestrado, ou o tipo "MATRICULA ALUNO ESPECIAL (DOUTORADO)", para matricula como aluno especial de doutorado.

 

Da Possibilidade de Matrícula e Trancamento

Num semestre letivo, um candidato poderá pedir inscrição em no máximo duas disciplinas como aluno especial e poderá cursar até no máximo quatro disciplinas como aluno especial da UFBA, independentemente de semestre, ano ou curso. O fato de o sistema eventualmente falhar e permitir a matrícula em mais de 4 disciplinas, mais cedo ou mais tarde será detectado e o aluno terá problemas para registro da sua nota/histórico em disciplinas que excedam o limite das 4.

O trancamento não é permitido ao aluno especial. Assim, é importante assegurar que terá condições de cursar a disciplina antes de proceder a matrícula.

Infelizmente, por desconhecerem a proposta e conteúdo das disciplinas do Mestrado, é muito comum o abandono das disciplinas pelos alunos especiais. Assim, se o candidato a aluno especial está em dúvida quanto a sua matrícula ou se terá condições de cursar a disciplina em função da sua formação, é aconselhável um contato direto com o professor responsável pela respectiva disciplina ANTES da efetivação da matrícula.

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