Instruções para a Defesa
Solicitação de Documentação de Defesa
Uma vez aprovada a banca, o aluno deve enviar por e-mail ao CEAPG (ceapg-ic@ufba.br) com 30 dias de antecedência da sua defesa, com cópia para seu orientador, os seguintes dados para geração da documentação de defesa:
|
|
|
|
|
|
|
|
A reserva da sala é de responsabilidade do aluno/orientador. No caso de defesas realizadas no Instituto de Computação, a reserva deve ser tratada diretamente com a CEAPG.
Com base na informação enviada,o CEAPG emitirá os seguintes documentos:
|
|
|
|
|
|
|
A documentação eletrônica (com as declarações e portarias assinadas) será enviada por e-mail pelo CEAPG ao orientador/aluno antes da data de defesa.
O orientador/aluno deve se preocupar em assegurar que a Ata de Defesa (as 2 vias) e a Ficha de Avaliação sejam devidamente assinadas pela banca e retornem ao CEAPG. Sem esta documentação original NÃO SERÁ POSSÍVEL A FUTURA EMISSÃO DO DIPLOMA.
DICA AO ALUNO: O Termo de Aprovação é uma folha que contém os dados do trabalho e tem as assinaturas da banca avaliadora - é uma folha que será encadernada junto com o trabalho final. Assim sendo, considerando que a banca é também composta por avaliadores externos, é aconselhável que o aluno recolha as assinaturas no dia da defesa, após sua aprovação. Modelo para este documento pode ser encontrados nas instruções da Biblioteca Digital da UFBA.
Quando os membros da banca são de outros estados
O PPGM poderá custear (com recurso PROAP) pagamento de passagens e diárias para a vinda de membros externos que participarão da banca. Mas em situações em que não haja recursos é recomendado a participação por vídeo conferênica (contactar o CEAPG para orientação). Para a efetivação do recurso o orientador deve também contactar o CEAPG.
Prazo para a defesa
Os prazos máximo e mínimo para integralização curricular dos cursos de pós-graduação, computados em semestres letivos, serão estabelecidos nos respectivos projetos e respeitarão os limites mínimo de 02 (dois) semestres para o Mestrado e de 04 (quatro) semestres para o Doutorado e os limites máximos de 06 (seis) semestres para o mestrado e 10 (dez) semestres para o Doutorado.
Instruções para Homologação da defesa
Para homologar a defesa em reunião de Colegiado do PPGM o aluno(a) deve entregar:
a - Três vias originais da dissertação ou tese (encadernadas capa preta, completa de acordo o Manual de Estilo Acadêmico da UFBA) utlizando o Template do PPGM |
b - Uma carta (ou e-mail) do orientador à coordenação, confirmando que as alterações sugeridas pela banca foram feitas (já que é uma documentação interna , basta imprimir e-mail) |
c - Três cópias da dissertação ou tese em CD (com capa). Seguir instruções da Biblioteca Digital da UFBA |
d - Três vias originais do Termo de Autorização. Seguir instruções da Biblioteca Digital da UFBA |
e - Três vias originais do Cadastro de Informações. Seguir instruções da Biblioteca Digital da UFBA |
f - Três vias originais da Declaração de Autoria |
Conforme estabelecido em reunião de número 98 do Colegiado de Mecatrônica, ocorrida em 23/02/2012, cada uma das vias da dissertação ou tese encadernada (item "a"), deve conter em suas últimas páginas uma via original do Termo de Autorização (item "d"), do Cadastro de Informações (item "e") e da Declaração de Autoria (item "f"). OBS: Independente de compor a dissertação, os itens "d", "e" e "f " também devem ser entregues isoladamente.
A homologação da defesa se dará em reunião do Colegiado do PPGM. A sequência de ações depende da aprovação e assinatura da Ata desta reunião. Uma vez assinada a ata constando a homologação, a documentação completa referente ao encerramento de atividades deste aluno será encaminhada para a SGC-UFBA para avaliação e expedição de diploma.
OBSERVAÇÕES
- Todas as vias devem ser as originais (não faça cópia dos documentos)
- A assinatura da ata de uma reunião usualmente se dá na reunião seguinte à sua realização
- Os itens acima pressupõe que a documentação da defesa (Ata de Aprovação e Ficha de Avaliação) já foi assinada pela banca no ato da defesa e está no CEAPG
- É comum os alunos fazerem mais cópias encadernadas para encaminhar à banca de avaliação. Esta ação, porém, é de responsabilidade e critério do aluno/orientador
- O e-mail restrito da Biblioteca da Escola Politécnica para assuntos referentes ao processamento técnico como a solicitação de fichas catalográficas e outros é bieng@ufba.br