Área de Concentração/Linhas de Pesquisa

Área de Concentração: Sistemas Mecatrônicos

Linha de Pesquisa em Integração da Manufatura

A linha de Integração da Manufatura refere-se à integração de todas as etapas do processo produtivo de produtos mecatrônicos, desde a sua concepção até a sua fabricação e entrega para uso, o que inclui o projeto, o planejamento e controle dos processos e a fabricação de produtos mecatrônicos. Os estudos e projetos são sempre entendidos dentro de uma perspectiva integradora. Algumas das áreas em que há pesquisas em andamento na linha de Integração da Manufatura no PPGM são: metodologia de projetos mecatrônicos;  integração de processos de manufatura; engenharia de processos industriais (modelagem, simulação, controle e otimização); planejamento e controle da produção; desenvolvimento de software para modelagem de conhecimento especialista e auxílio à tomada de decisão;  engenharia de precisão; sistemas de controle e supervisão associados a petróleo & gás; Indústria 4.0; gerenciamento e monitoramento de cadeias de fornecimento (supply chains); aplicação de gêmeos digitais na estrutura de controle e monitoramento industrial; entre outros. 

Linha de Pesquisa em Sistemas Computacionais

A linha de Sistemas Computacionais refere-se fundamentalmente a aspectos de confiabilidade, controle e coordenação relacionados com os componentes computacionais (hardware e software) nos sistemas mecatrônicos, dando especial ênfase aos sistemas distribuídos. Em particular, busca-se o desenvolvimento de mecanismos adequados à programação desses sistemas, de forma a garantir um certo grau de confiança em seu funcionamento (dependability), levando-se em conta a correção dos softwares envolvidos, falhas operacionais e de ambiente. Algumas áreas em que há pesquisas em andamento no programa na linha de Sistemas Computacionais são: tolerância a falhas e confiança no funcionamento de sistemas (dependability);  sistemas de tempo real (escalonamento, linguagens e middleware); computação ubíqua e embarcada; sistemas ciberfísicos; Internet das Coisas (IoT - Internet of Things); Internet das Coisas Industrial (Industrial IoT); agentes autônomos e sistemas multiagentes; robótica autônoma e cooperativa; sistemas de controle embarcados; sistemas de controle e supervisão distribuídos; middleware para sistemas de controle e supervisão; representação de conhecimento e raciocínio automático; métodos formais; redes de sensores, etc.

O conjunto de disciplinas do PPGM abrange as duas linhas de pesquisa do programa e oferece formação nas áreas fundamentais da mecatrônica: Ciência da Computação, Engenharia Mecânica, Eletrônica e Controle. A estrutura curricular requer um número pequeno de disciplinas obrigatórias para alunos de mestrado (apenas duas) e oferece uma ampla variedade de disciplinas optativas. O currículo atual inclui 20 disciplinas associadas à linha de Integração da Manufatura e 19 associadas à linha de Sistemas Computacionais, o que representa um bom equilíbrio entre as linhas. 

 

Português, Brasil