Organização Acadêmica
O Doutorado é estruturado para que o aluno possa concluir seu curso entre 36 e 48 meses. Para tanto, o aluno deverá cumprir as seguintes etapas:
Integralizar um mínimo de créditos em disciplinas;
- Desempenhar as atividades curriculares obrigatórias;
- Ter acompanhamento e aprovação nas atividades de pesquisa ao longo do curso;
- Cumprir atividades de Tirocínio Docente em pelo menos dois períodos letivos;
- Cumprimir atividades de produção científica;
- Elaborar, entregar, defender e ter aprovação na defesa de Tese de Doutorado;
- Homologar defesa.
As disciplinas são oferecidas em regime trimestral mas a proposta do programa é minimizar o tempo de creditação em disciplinas. Ao final do primeiro ano letivo o aluno já deve ter cumprido todos os créditos em disciplinas e o seu foco deverá estar voltado a aprovação em nas atividades de ENGPBx
Duração
O curso de Doutorado em Mecatrônica deverá ser integralizado pelo aluno no prazo mínimo de 2 (dois) e no prazo máximo de 4 (quatro) anos letivos.
O prazo acima inclui o tempo para integralização dos créditos, desenvolvimento das atividades obrigatórias e entrega da tese para julgamento e homologação. O tempo de permanência do aluno no curso é um dos itens de avaliação do programa, assim, é desejável que a média de tempo para as defesas seja inferior aos prazos acima indicados.
No que tange a prazos legais, a UFBA tem tolerância que poderá beneficiar o aluno que não conseguir encerrar seus trabalhos no tempo desejado. O PPGM não tem autonomia para permitir atividades fora do prazo legal. Assim, o aluno que não encerrar seu trabalho no prazo legal, certamente terá problemas e poderá ter negado o seu pedido de expedição de diploma, mesmo que tenha sido aprovado em sua defesa.
Orientação
Os alunos de doutorado já iniciam suas atividades com orientador definido. A qualquer momento, a pedido do aluno e em comum acordo com o orientador, o Colegiado poderá autorizar a substituição do orientador.
Casos que tratem mudança de orientação devem ser tratados com extrema cautela, especialmente nos casos em que a candidatura a aluno regular do programa contou com aval formal do orientador principal, fato que teve implicação direta na seleção e ranqueamento dos alunos selecionados.
A co-orientação de um aluno do programa é possivel e permitida desde que ocorra antes da respectiva defesa. Deve ser feita pelo orientador principal e requer aprovação do pedido registrado em Ata do Colegiado.
Creditação em Disciplinas
O aluno deverá obter um mínimo de 27 (vinte e sete) unidades de créditos, sendo pelo menos 21 (vinte e um) créditos em disciplinas e 01 (um) crédito em produção científica. O título de Mestre associa créditos que, a critério do Colegiado do PPGM, podem ser considerados integralmente (ou não), para efeito de dispensa de créditos em disciplinas.
Português, Brasil