Instruções para Defesa e Homologação

Texto: 

Instruções para a Defesa

Para a realização da defesa do seu trabalho de Mestrado ou Doutorado, o aluno/orientador deve solicitar aprovação (homologação) da banca de avaliação em reunião do Colegiado do PPGM. Esta solicitação deverá ser encaminhada via e-mail para a coordenação do PPGM, contendo o nome completo do aluno, título, resumo do trabalho e os seguintes dados da banca: nome completo, instituição, ano de titulação e instituição de vínculo de cada membro da banca bem como os links dos respectivos currículos Lattes destes avaliadores. Após homologação deve ser solicitado ao CEAPG (ceapg-ic@ufba.br) a documentação de defesa com 30 dias de antecedência da defesa - ver abaixo nesta página as informações necessárias.
A composição da banca de Mestrado deve ser preferencialmente composta por pelo menos três doutores e pelo menos um dos membros deve ser de outra instituição, além de não pertencer ao corpo docente do curso. Além disso, seguindo os critérios da CAPES, a maioria dos membros da banca deve ter índice-h igual ou superior a 3 (h-index >= 3). Em casos específicos em que um membro da banca, com reconhecida experiência na área, tenha apenas o título de mestre, ele comporá a banca como um quarto membro, de tal modo que esta seja sempre composta por no mínimo três doutores. O aluno deve também enviar para a coordenação do curso um ofício, com endosso do orientador, justificando tecnicamente a escolha deste membro da banca, com base em seu currículo. Caso este não tenha currículo Lattes, um currículo detalhado deve ser anexado ao ofício. Estes documentos podem ser assinados, digitalizados e enviados por e-mail à coordenação, que encaminhará o material para a avaliação do Colegiado. Independentemente da titularidade, todos os membros da banca devem ter currículo Lattes. Em não tendo, o que não é comum no meio acadêmico, é importante que o aluno se preocupe em enviar currículo para análise prévia do Colegiado.
No caso de Doutorado, a banca será composta, no mínimo, por cinco examinadores, podendo incluir o Orientador, com pelo menos 1/3 (um terço) não pertencentes ao corpo docente do curso, sendo de outra instituição. Além disso, seguindo os critérios da CAPES, a maioria dos membros da banca deve ter índice-h igual ou superior a 5 (h-index >= 5). Se orientador e co-orientador participarem da banca só contará um voto no parecer final e, nesse caso, terá que ter pelo menos seis membros na banca. Todos os membros da banca devem ter currículo Lattes. Em não tendo, o que não é comum no meio acadêmico, é importante que o aluno se preocupe em enviar currículo para análise prévia do Colegiado.
É também desejável que sejam encaminhados os dados de um possível membro suplente para a banca, sempre com título de doutor. O objetivo é que, numa possível ausência, este possa assegurar a realização da banca na data/hora prevista. Em não havendo tal indicação, o aluno/orientador estarão assumindo a possiblidade de inviabilização da banca num eventual imprevisto.

 

Solicitação de Documentação de Defesa

Uma vez aprovada a banca, o aluno deve enviar por e-mail ao CEAPG (ceapg-ic@ufba.br) com 30 dias de antecedência da sua defesa, com cópia para seu orientador, os seguintes dados para geração da documentação de defesa:

  • nome completo do aluno, número de matrícula, linha de pesquisa (se Integração da Manufatura ou Sistemas Computacionais)
  • nome completo, instituição e ano de titulação, instituição de vínculo, CPF e índice-h de cada membro externo da banca
  • a data/hora da defesa
  • o local da defesa (a reserva de sala deve ser gerida pelo aluno)
  • o título do trabalho
  • o resumo do trabalho - em espacejamento simples
  • palavras chave (máximo 60 caracteres) em Português
  • palavras chave (máximo 60 caracteres) em Inglês

A reserva da sala é de responsabilidade do aluno/orientador. No caso de defesas realizadas no Instituto de Computação, a reserva deve ser tratada diretamente com a CEAPG.

Com base na informação enviada,o CEAPG emitirá os seguintes documentos:

  • ata de aprovado (duas vias)
  • ata de reprovado (duas vias)
  • ata de aprovado com correções (duas vias)
  • declaração para membro da banca (1 via para cada membro da banca)
  • ficha de avaliação (1 via)
  • lista de presença (1 via)
  • portaria (1 via para cada membro, mais uma via para o programa)

A documentação eletrônica (com as declarações e portarias assinadas) será enviada por e-mail pelo CEAPG ao orientador/aluno antes da data de defesa.

O orientador/aluno deve se preocupar em assegurar que a Ata de Defesa (as 2 vias) e a Ficha de Avaliação sejam devidamente assinadas pela banca e retornem ao CEAPG. Sem esta documentação original NÃO SERÁ POSSÍVEL A FUTURA EMISSÃO DO DIPLOMA.

DICA AO ALUNO: O Termo de Aprovação é uma folha que contém os dados do trabalho e tem as assinaturas da banca avaliadora - é uma folha que será encadernada junto com o trabalho final. Assim sendo, considerando que a banca é também composta por avaliadores externos, é aconselhável que o aluno recolha as assinaturas no dia da defesa, após sua aprovação. Modelo para este documento pode ser encontrados nas instruções da Biblioteca Digital da UFBA.

Conforme Regulamento de Ensino de Graduação e Pós Graduação da UFBA, o aluno terá 60 (sessenta) dias para efetivar as alterações pedidas pela banca e encaminhar documento final para homologação, com aval do respectivo orientador.

 

Quando os membros da banca são de outros estados

O PPGM poderá custear (com recurso PROAP) pagamento de passagens e diárias para a vinda de membros externos que participarão da banca. Mas em situações em que não haja recursos é recomendado a participação por vídeo conferênica (contactar o CEAPG para orientação). Para a efetivação do recurso o orientador deve também contactar o CEAPG.

 

Prazo para a defesa

Conforme regulamento do PPGM e normas da CAPES, o prazo para o encerramento do trabalho de um aluno de mestrado é de 4 semestres letivos e de doutorado é de 8 semsetres letivos. O Regulamento de Ensino de Graduação e Pós-Graduação da UFBA admite admite em seu Art 65:

Os prazos máximo e mínimo para integralização curricular dos cursos de pós-graduação, computados em semestres letivos, serão estabelecidos nos respectivos projetos e respeitarão os limites mínimo de 02 (dois) semestres para o Mestrado e de 04 (quatro) semestres para o Doutorado e os limites máximos de 06 (seis) semestres para o mestrado e 10 (dez) semestres para o Doutorado.

 

Instruções para Homologação da defesa

Para homologar a defesa em reunião de Colegiado do PPGM o aluno(a) deve entregar:

a - Três vias originais da dissertação ou tese (encadernadas capa preta, completa de acordo o Manual de Estilo Acadêmico da UFBA) utlizando o Template do PPGM
b - Uma carta (ou e-mail) do orientador à coordenação, confirmando que as alterações sugeridas pela banca foram feitas (já que é uma documentação interna , basta imprimir e-mail)
c - Três cópias da dissertação ou tese em CD (com capa). Seguir instruções da Biblioteca Digital da UFBA
d - Três vias originais do Termo de Autorização. Seguir instruções da Biblioteca Digital da UFBA
e - Três vias originais do Cadastro de Informações. Seguir instruções da Biblioteca Digital da UFBA
f - Três vias originais da Declaração de Autoria

Conforme estabelecido em reunião de número 98 do Colegiado de Mecatrônica, ocorrida em 23/02/2012, cada uma das vias da dissertação ou tese encadernada (item "a"), deve conter em suas últimas páginas uma via original do Termo de Autorização (item "d"), do Cadastro de Informações (item "e") e da Declaração de Autoria (item "f"). OBS: Independente de compor a dissertação, os itens "d", "e" e "f " também devem ser entregues isoladamente.

A homologação da defesa se dará em reunião do Colegiado do PPGM. A sequência de ações depende da aprovação e assinatura da Ata desta reunião. Uma vez assinada a ata constando a homologação, a documentação completa referente ao encerramento de atividades deste aluno será encaminhada para a SGC-UFBA para avaliação e expedição de diploma.

 

OBSERVAÇÕES

  • Todas as vias devem ser as originais (não faça cópia dos documentos)
  • A assinatura da ata de uma reunião usualmente se dá na reunião seguinte à sua realização
  • Os itens acima pressupõe que a documentação da defesa (Ata de Aprovação e Ficha de Avaliação) já foi assinada pela banca no ato da defesa e está no CEAPG
  • É comum os alunos fazerem mais cópias encadernadas para encaminhar à banca de avaliação. Esta ação, porém, é de responsabilidade e critério do aluno/orientador
  • O e-mail restrito da Biblioteca da Escola Politécnica para assuntos referentes ao processamento técnico como a solicitação de fichas catalográficas e outros é bieng@ufba.br